Guia Elaborado pelo Dr.Luis Felipe Espinosa Del Valle, 2018
Baseado no modelo das 5 Leis Biológicas descobertas pelo Dr. Ryke Geerd Hamer.
Escolha umas das opções abaixo que criamos para faciliar sua navegação:

Nota Importante: Se você ainda não está familiarizado com as descobertas do Dr. Hamer, convido-o a iniciar a leitura pelo capítulo, O QUE SÃO AS 5 LEIS BIOLÓGICAS, para entender melhor os termos utilizados neste Guia e aprender sobre as mudanças precisas nos tecidos nos diferentes estágios dos Programas Especiais de Sobrevivência.
Neste Guia das Relações Mente-Corpo você encontrará as correlações precisas entre os tecidos do corpo e os sentimentos, sensações ou percepções biológicas responsáveis por ativar os diferentes Programas Especiais de Sobrevivência (SBS, do alemão Sinvolle Biologische Sonderprogramme) [1] que usamos para enfrentar as diversas situações de choque encontradas todos os dias, gerando grande complexidade das mudanças no organismo. São sinais e sintomas que formam os inúmeros quadros clínicos, conhecidos como doenças.
De onde vem este Guia?
Este Guia é inspirado nas "tabelas científicas" publicadas pelo Dr. Hamer e é o resultado do estudo detalhado de seus trabalhos originais, bem como da minha experiência médico-clínica e da valiosa troca de informações que tive durante os últimos 15 anos, durante os quais aprendi com professores que estiveram ao lado do Dr. Hamer, e aos quais ele transmitiu informações privilegiadas não encontradas em suas publicações. Refiro-me a Caroline Markolin, Itziar Orube†, Michael Loidl, Marco Pfister e Simona Cella, que dedicaram grande parte de suas vidas a expandir e trazer à luz as descobertas do Dr. Hamer. Serei sempre grato por compartilharem seus ensinamentos e experiências comigo.
Este material de estudo exigiu uma extensa pesquisa bibliográfica para poder especificar em detalhes os tecidos com os quais o sentido biológico está conectado nos Programas Especiais de Sobrevivência, sem entrar em contradição com o que já é firmemente conhecido e descrito em histologia, fisiologia e embriologia humana.
Sem dúvida, ainda há muitas coisas a serem expandidas e especificadas. E espero que seja uma tarefa à qual muitos mais possam ser incluídos, especialmente, mas não exclusivamente, das ciências médico-biológicas e áreas afins, dando-lhe assim o valor que um assunto tão amplo e fascinante como as Leis Biológicas merecem.
O que vou encontrar de NOVO neste Guia?
Se você já tem algum conhecimento prévio do trabalho do Dr. Hamer, encontrará neste Guia alguns elementos diferentes sobre os materiais já conhecidos, que vão desde precisões técnicas em termos histológicos, uma reclassificação que guia através dos diversos folhetos embrionários e suas áreas de controle cerebral, a divisão por aparelhos e sistemas, e a inclusão de alguns SBS's que, embora conhecidos, geralmente não são encontrados em textos sobre o assunto. Também estão incluídas neste Guia várias especificações particulares que são o produto da minha própria experiência e conhecimento médico.
Outra novidade presente neste texto é que, embora se fale comumente de três folhetos embrionários originais e quatro centros de controle cerebral, sabemos que há cinco níveis cerebrais descritos pelo Dr. Hamer nos mapas cerebrais a partir dos quais todos os tecidos derivados dessas camadas são controlados: o tronco cerebral, o cerebelo, o mesencéfalo, a substância branca e o córtex cerebral.
Portanto, neste Guia você encontrará o mesoderma controlado pelo mesencéfalo indicado como um nível próprio para se referir aos músculos lisos de todo o corpo que, de forma especial, representa uma transição entre o cérebro antigo e o novo e que havia sido catalogado incorretamente por alguns autores como um endoderma.
Outra característica que você encontrará neste trabalho é a apresentação independente do ectoderma dos programas territoriais, que sabemos ser controlado a partir de uma área muito específica do córtex cerebral, e a dos chamados programas não territoriais.
Em relação aos exemplos de situações que se conectam com os tecidos, trata-se de situações ou realidades tanto de primeira ordem [2], como colocar algo em sua boca num sentido real e experimentar uma ativação de choque biológico devido a um gosto desagradável, como também de segunda ordem, também chamada de "figurativa", que seria como sentir a necessidade de se livrar de algo que o pegou de surpresa e que é perigoso para manter, por exemplo, informações importantes que "eu preciso dizer".
Neste Guia você encontrará exemplos de situações que já são "clássicas" na gíria "Hameriana" e outros exemplos que talvez sejam mais "inovadores" com relação às palavras usadas para descrever situações arquetípicas que transmitem sentimentos de situações comuns nas vidas e relações dos seres humanos, consigo mesmos, com os outros e com o mundo.
Esta compilação dos diferentes exemplos que compõem o drama da vida humana é apenas uma amostra da grande variedade de possibilidades e variações que cada pessoa gera através de sua maneira muito particular de perceber e criar as representações internas de seu mundo.
Por que estas informações são de acesso Gratuito?
Apresento este trabalho com acesso totalmente gratuito, por um lado seguindo o espírito original que o Dr. Hamer manteve de oferecer a todas as partes interessadas a oportunidade de aprender sobre suas descobertas e de acessar outro nível de consciência com conhecimento.
E por outro lado, porque infelizmente vemos que informações incorretas continuam sendo compartilhadas, parciais ou misturadas com a filosofia e opiniões de seus criadores tanto em livros, websites, quanto em formações e cursos com diploma, que afirmam ser baseados na pesquisa do Dr. Hamer, e que confundem o estudante ou a pessoa interessada. Embora o conhecimento seja e deve ser livre, nossa visão é que esse importante assunto deve ser transmitido com responsabilidade, precisão e não dentro de interpretações e monopolizações que o distorçam.
De onde veio o nome?
Finalmente, quanto ao nome do Guia, utilizo a expressão Mente-Corpo porque é um termo que já existe nas ciências médicas biológicas e que simplesmente representa as novas implicações estruturais no conhecimento, derivadas da união inclusiva das áreas de estudo da mente como fenômeno natural e de suas propriedades, bem como da pesquisa em fisiologia corporal. Com o tempo, a pesquisa do Dr. Hamer será certamente considerada um marco na história da ciência médica e revolucionará o campo de estudo das relações mente-corpo.
Desejo sinceramente que você considere esta ferramenta de informação útil e proveitosa.
Dr. Luis Felipe Espinosa Del Valle
Notas
[1] Nomeada pelo Dr. Ryke Geerd Hamer como "SBS", do alemão:
Sinvolle Biologische Sonderprogramme ou Programa Especial com Sentido Biológico.
[2] de acordo com os conceitos de P. Waztlawick.